Os assentados da Gleba Mercedes que estão participando, desde o mês passado, de um curso sobre ervas medicinais, que é ministrado pela Empaer – Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso – poderão fornecer matéria-prima para a farmácia de manipulação do Estado que está quase finalizada em Sinop.
Segundo Décio Miashima, agrônomo e especialista em ervas medicinais que ministra o curso aos cerca de 40 assentados, em outros municípios do Estado o governo já vem adquirindo matéria-prima de associações de moradores, fato que poderá se repetir em Sinop.
A coordenadora da Empaer em Sinop, Selma Prado, diz que ainda não existe nada formalizado entre o Estado e a empresa, mas que será sim buscados meios de fazer esta parceria acontecer também em Sinop. A construção do prédio onde funcionará a farmácia de manipulação de Sinop deve ser finalizada em aproximadamente 50 dias, mas ainda não foi divulgada a data de início dos trabalhos no local.
Os alunos do curso irão receber cerca de 2.300 mudas de plantas vindas da capital para darem continuidade às lições aprendidas no curso. O foco, segundo Décio, é a produção de óleos essenciais. “Serão construídos seis viveiros na própria gleba e também repassado para os alunos o processo de fabricação e industrialização destas ervas”, conta.