Todas as escolas municipais de ensino fundamental de Nova Mutum, tanto na cidade quanto no interior, contam com laboratório de informática e acesso a internet banda larga. Hoje, às 8h, um ato oficial na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, marcou a conquista da administração e de toda a comunidade escolar. O prefeito Lírio Lautenschlager e o secretário municipal de Educação e Cultura, Aguinaldo Garrido, junto com demais autoridades, lideranças e convidados, também visitaram os laboratórios instalados nas escolas Caminhos do Saber e Lucia Faccio Tasca.
Na escola Carlos Drummond, o laboratório conta com 27 computadores, telas LCD. No total, são 114 computadores (25 na Caminhos do Saber, 19 na Cecília Meireles, 19 na Lucia Faccio Tasca, 12 na escola do Campo São José e outros 12 na escola do campo Jorge Carlos Ferreira). Destes, 10 foram adquiridos pela prefeitura e o restante conseguido via Proinfo – Programa Nacional de Informática na Educação, do Governo Federal.
"A informática e o acesso a internet são fundamentais nos dias de hoje. Essa conquista de Nova Mutum é muito importante, pois vai fazer o diferencial na vida de muitas crianças e jovens", disse o prefeito Lírio durante a inauguração. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pela secretaria de Educação e Cultura e reforçou que "o compromisso da atual administração com a responsabilidade social, pode ser visto através de investimentos como este".
De acordo com Agnaldo, não foi o simples cadastramento do programa federal que garantiu os computadores. "Nós já cumprimos praticamente todas as metas do PAR – Plano de Ações Articuladas, do Ministério da Educação, com seus inúmeros critérios, a exemplo do plano de carreira para a categoria, qualificação de professores, inclusão de especiais, entre outros, o que facilita o atendimento dos nossos pedidos", explicou. O secretário parabenizou também o envolvimento segmento educacional, "pois sem a dedicação de todos, isso não seria possível".
Nas quatro escolas da cidade a internet também é disponibilizada pelo governo, via programa Banda Larga na Escola. Nos laboratórios das duas escolas rurais – comunidades Pontal do Marape e São Manoel, o sistema ainda é via rádio, pago pela prefeitura. Para receber os laboratórios, a prefeitura precisou estruturas as salas, adequar o sistema de energia, providenciar segurança e instalar ar condicionado nas salas.
Cada um dos laboratórios conta com um instrutor. Além disso, os professores e os demais funcionários da escola, inclusive as zeladoras, estão sendo capacitados via Proinfo Integrado. Trata-se de um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), no cotidiano escolar. O sistema operacional das máquinas é Linux Educacional.
O ato solene de inauguração foi acompanhado também pelo deputado estadual José Domingos, que está em visita ao município nesta sexta-feira.