O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) deve julgar em sessão plenária hoje uma ação civil pública contra os desembargadores José Ferreira Leite e José Tadeu Cury e o juiz Marcelo Souza Barros. Eles são acusados de supostos atos de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) em janeiro de 2009.
De acordo com a ação, ficou apontado um suposto desvio de R$ 1 milhão para pagamento irregulares a um grupo de magistrados do Tribunal. O Diário de Cuiabá aponta que o dinheiro seria referente de correção monetária, devolução de imposto de renda retido na fonte, abono pecuniário e ajuda a instituições privadas. A transação financeira aconteceu entre os anos de 2003 e 2005, no período em que José Ferreira Leite era presidente do Tribunal.
A desembargadora Clarice Claudino da Silva é a relatora da ação e deverá apresentar o parecer durante a sessão. As denúncias sobre suposto pagamento irregular de verbas no TJ foram feitas pelo ex-corregedor Orlando Perri.
A ação do MPE pede que o suposto grupo beneficiado com o esquema faça a devolução do montante desviado para os cofres públicos.