Eleitores que não votaram no segundo turno das eleições municipais têm até a próxima terça-feira (07) para justificar a ausência. Devem justificar os cidadãos que não compareceram ao pleito de 27 de outubro e não justificaram a ausência na data da votação. A justificativa pode ser feita presencialmente em cartório eleitoral, pelo aplicativo do e-Título ou pelos sites do Tribunal Superior Eleitoral ou Tribunais Regionais Eleitorais.
Para justificar, é preciso selecionar a eleição em que esteve ausente, explicar a causa da ausência e anexar documentos que comprovem o motivo. Precisam realizar esse procedimento, cidadãos cujo voto é obrigatório. Eleitores com menos de 18 anos, mais de 70 ou analfabetos não precisam, já que a participação é facultativa. É possível justificar o não comparecimento quantas vezes forem necessárias.
Após o preenchimento das informações, a solicitação é analisada pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso não seja aceita, o cidadão fica em débito com a Justiça Eleitoral e precisa quitar multa eleitoral prevista em R$ 35,13.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.