O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), recebe, daqui a pouco, no Palácio do Planalto, os senadores e deputados federais de Mato Grosso para tratar da desocupação da reserva indígena Suiá Missu, na região Nordeste do Estado, que começou ontem, pelo município de Alto Boa Vista, com conflito entre as pessoas que estão há anos no local e integrantes da Força Nacional de Segurança. Temer está no exercício da presidência devido viagem da presidente Dilma Rousseff à França.
O deputado Nilson Leitão disse, ao Só Notícias, que vai ser pedida a Temer que seja interrompida a ordem de despejo. “Defendemos uma trégua para encontrar uma solução também para estas famílias que estão sendo despejadas. Nossa expectativa é positiva em relação a esta audiência”, declarou.
Anteriormente, o governador Silval Barbosa, os senadores Blairo Maggi e Cidinho Santos interceram junto ao governo federal e chegaram a pedir que o Supremo Tribunal Federal reavaliasse a decisão de retirar centenas de pessoas que ocupam cerca de 165 mil hectares dos índios Xavantes mas a ordem de despejo foi mantida.
O senador Cidinho Santos (PR) disse que será feita, hoje, última tentativa política para resolver o problema. “Pergunto: Se essas pessoas fossem de algum movimento – do MST, por exemplo -, será que estariam sendo tratadas da mesma forma pela polícia? Com certeza, não. Se eles pertencessem ao MST, com certeza não estaria lá a Força Nacional, o Exército, tentando tirar essas pessoas da forma como estão tentando”, indignou-se o parlamentar ao lamentar o fato de 11 pessoas, 11 trabalhadores, segundo ele, terem se ferido no confronto com a polícia conforme noticiou a imprensa nacional ontem (10.12).
O clima na região é tenso desde ontem quando policiais tentaram fazer a primeira retirada de pessoas em uma “fazenda” e um grupo tentou impedir. Foram disparados tiros de borracha e bombas de gás lacrimogênio. Cerca de 10 ficaram levemente feridos.
Como protesto ao despejo, 5 trechos das BRs-158 e 242 estão com bloqueios, alguns em Vila Rica, Porto Alegre do Norte e Água Boa.
(Atualizada às 17:32h)