Fiscais do Tribunal de Contas da União -TCU- vão inspecionar as obras de expansão de sistema de transmissão de energia elétrica em Mato Grosso e orbas da asfaltamento da BR-163 nos trechos entre Guarantã e a divida com Pará.
No portal do TCU, há seguintes informações sobre a fiscalização que resultou na formação da lista de obras com irregularidades. O tribunal esclarece que as informações apresentadas “referem-se às obras financiadas com recursos públicos federais nas quais foram detectados indícios de irregularidades graves em fiscalizações efetuadas pelo Tribunal de Contas da União em 2007”.
“Para os contratos e convênios em que houve a detecção de indícios de irregularidades, o Tribunal solicitou justificativas dos responsáveis”, acrescenta, lembrando ainda que os dados constantes da relação a seguir são atualizados semanalmente.
O TCU fiscalizou 231 obras em 2007 e encontrou problemas em 178. Em 77 delas, a irregularidade foi considerada grave, o que levou o tribunal a sugerir a paralisação dos trabalhos. Após análise detalhada do comitê, o número caiu em mais da metade.