A Valec (empresa do governo federal destinada a construção de ferrovias) está liberada para dar prosseguimento a nova licitação visando implantação da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que cortará Mato Grosso, e terá terminal de cargas em Lucas do Rio Verde. O Tribunal de Contas da União (TCU) havia impedido a estatal de dar andamento ao processo anterior devido a irregularidades encontradas no projeto básico. A decisão do tribunal liberando a Valec para dar seguimento na licitação foi publicada no início deste mês.
Com base dos apontamentos feitos pelo Tribunal, a empresa estatal realizou uma série de mudanças na licitação para receber o aval. Uma das mudanças realizadas, por exemplo, foi uma alteração do traçado da ferrovia. Esta mudança fará com que a extensão total do projeto tenha uma redução de 19 quilômetros. Também haverá redução de 10 milhões de metros cúbicos no volume de terraplanagem.
Com as alterações feitas pela Valec, o TCU liberou a contratação do projeto executivo, ou seja, um estudo mais aprofundado de engenharia para a concretização da obra. A primeira etapa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste, a ser executado pela Valec, terá início em Campinorte (GO) e se estenderá até Lucas do Rio Verde. A extensão deste trecho é de 1.040 quilômetros, com previsão de entrega em 2014. O custo estimado para esta obra é de R$ 4,1 bilhões.
Após finalizado este trecho, esta ferrovia também compreende uma segunda etapa. Orçado em R$ 2,3 bilhões, o projeto é seguir de Lucas do Rio Verde até o município de Vilhena (RO). Este trecho tem mais 598 quilômetros de extensão.