segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

TCE vai reformular sistema Aplic usado por prefeituras e demais órgãos

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso vai reformular o Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas, o Aplic, com o objetivo de adequar às novas regras de contabilidade pública que entrarão em vigor a partir de 2013. As principais alterações serão no Plano de Contas, como é o caso do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) que não era contabilizado como um crédito para, posteriormente, ser abatido. Com as padronizações novas, o IPTU passa a ser contabilizado, e o gestor deve prestar contas ao TCE-MT quanto ao valor arrecadado.

"Agora se passa a registrar o direito a um crédito antes do recebimento", afirmou o consultor de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, João Fortes que está assessorando os técnicos do Tribunal nos trabalhos.

Tais regras buscam a uniformização e padronização das práticas e procedimentos da Contabilidade Pública. Para o consultor, a ideia é que todos os órgãos falem a mesma linguagem.

Fortes conta que o TCE-MT é a quinta instituição que ele visita para assessorar neste procedimento. "Na fase atual de reformulação do Aplic do TCE-MT, estão sendo levantados dados que devem pautar os técnicos na reelaboração de ferramentas para o sistema", disse o consultor.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE