PUBLICIDADE

TCE orientará gestores em Sinop e Sorriso sobre transparência e controle social

PUBLICIDADE

A Secretaria de Articulação Institucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso vai ministrar oficinas sobre "Identificação das demandas da sociedade em relação às Políticas Públicas", em Sinop, na próxima terça-feira (12) e Sorriso no dia seguinte. O evento é direcionado aos Conselhos Municipais e aos responsáveis pela transparência dos municípios. O início será às 9h na Escola do Governo em Sinop e no plenário da câmara sorrisense. Estarão presentes representantes da Rede de Controle e do Ministério Público de Contas.

A oficina tem o objetivo de discutir a participação dos Conselhos de Políticas Públicas no acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico elaborado para a cidade de Sinop e Sorriso, assim como estimular a implantação de Ouvidorias e de canais de informação ao cidadão.

Na ocasião, os conselheiros municipais vão identificar as demandas da sociedade em relação às políticas públicas que devem integrar tanto o Plano Plurianual (PPA) como o Plano Estratégico.

Segundo a Secretária de Articulação Institucional (SAI), Cassyra Vuolo, "transparência e controle social são temas inerentes às atividades com conselhos municipais". Com o evento o TCE-MT dá cumprimento ao Objetivo 3 do Plano Estratégico do órgão que é de "assegurar efetividade às iniciativas do controle social relacionadas ao controle externo". A oficina foi organizada por áreas temáticas: Proteção do Gênero Humano, Educação, Saúde, Econômico e Patrimônio da Humanidade. Cada grupo vai levantar as necessidades e demandas sociais ligadas à sua atuação como Conselho Municipal representativo. Após as discussões serão sistematizados tópicos considerados mais importantes.

A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico implantado pelo seu município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade. "Nosso trabalho é estimular o exercício do controle social e nesse sentido, vem ao encontro as atribuições dos Conselhos", explicou a secretaria da SAI. Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).

Os municípios escolhidos para receberem a oficina volta aos Conselhos, fazem parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), e são os mesmos que receberão, em 2013, técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. O termo de adesão ao PDI foi assinado pelos prefeitos, primeiramente, por oito municípios no dia 25 de junho de 2012. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra.

Além de Sinop e Sorriso, esta prevista oficina em Tangará da Serra (15/03) e Rondonópolis (02/04). Já foram realizadas oficinas em Cáceres no dia (04/03). Para Cuiabá e Várzea Grande o cronograma ainda está sendo definido.

As próximas ações serão voltadas aos outros doze municípios estão iniciando as atividades do PDI, sendo: Primavera do Leste; Alta Floresta; Lucas do Rio Verde; Pontes e Lacerda; Juína; Juara; Guarantã do Norte; Poconé; Nova Mutum; Campo Verde; Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis.

Paralelo ao encontro, o TCE-MT também estará realizando oficina com os responsáveis pela transparência do Município de Sinop, tanto do legislativo como do executivo. A intenção é estimular a implantação das ouvidorias e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), nesses órgãos públicos.

Segundo dados da Ouvidoria-Geral do TCE, dos oitos municípios que aderiram ao PDI somente quatro prefeituras e cinco câmaras possuem esse canal de informação. A ouvidoria funciona como um canal direto do cidadão com a instituição para ouvir críticas, elogios, sugestões e denúncias referentes à gestão pública.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TCE aprova contas de gestão de Lucas do Rio Verde

O Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu, na...

Prefeito eleito de Cuiabá define equipe de transição; ex-secretário é coordenador

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), oficializou...

Deputados aprovam projeto proibindo usar celular nas salas das escolas estaduais de Mato Grosso

Os deputados estaduais aprovaram em sessão ordinária, por maioria,...
PUBLICIDADE