Representantes de todos os setores do Tribunal de Contas de Mato Grosso apresentaram seus resultados do ano de 2012 em reunião realizada nesta quinta-feira, no auditório da Escola Superior de Contas. Ao todo, foram demonstradas as conclusões das 21 metas estabelecidas no Planejamento Estratégico. “Houve o cumprimento de mais de 70% das metas estabelecidas para o biênio”, afirmou o conselheiro presidente, José Carlos Novelli.
Entre as metas alcançadas estão o julgamento total das contas anuais do exercício de 2011, bem como a análise de cerca de 80% de denúncias, representações, recursos, pedidos de rescisão e consultas formais. O assessor especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Floriano Grzybowski explicou que “será feita uma avaliação dos resultados de 2012 para produzir uma readequação das metas para 2013”.
Um dos destaques deste ano do TCE-MT foi a inovação dos sistemas da instituição, com foco na modernização tecnológica. “Nosso foco principal era elevar o Tribunal de Contas a um patamar de qualidade destacado no cenário digital. Nesta área, nós atingimos a meta de 100%”, ressaltou Novelli.
Além disso, outro ponto destacado pelo presidente foi a criação das Câmaras de Julgamento, que iniciaram os trabalhos no final de junho. O trabalho das Câmaras proporcionou maior celeridade às decisões, permitindo uma análise detalhada e com maior vigor técnico dos processos.
Sobre a certificação do ISO 9001 dos produtos “sistema Geo-obras” e “Sistema de Gerenciamento de Prazos (SGP)”, recém-adquirida pelo Tribunal de Contas, Novelli afirmou que foi uma vitória para a instituição em 2012 e concluiu, “para 2013, acredito que conseguiremos a certificação de mais quatro produtos”.
As reuniões de apresentação de resultados acontecem desde 2006, quando houve a adoção do Planejamento Estratégico como forma de gestão. Os resultados são apresentados trimestralmente ao longo do ano, para que seja feito um acompanhamento das ações do órgão, com o objetivo de cumprir todas as metas determinadas.