O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim, lembrou que a instituição se prepara para remeter ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) lista com nomes de prefeitos, vereadores, deputados, enfim todos os políticos com mandatos ou não que tem alguma pendência com a instituição ou que devem ao Tesouro Estadual o recolhimento de multas e glosas arbitradas em processos de julgamentos de contas e de convênios mantidos com o Poder Público de uma maneira em geral.
“Acredito que na primeira quinzena deste mês de julho a lista já esteja disponibilizada à Justiça Eleitoral, até porque será oferecido prazo legal, para aqueles que desejarem apresentem suas justificativas ou então paguem suas pendências e depois recorram”, frisou ele, lembrando que todos os anos eleitorais o Tribunal de Contas de Mato Grosso divulga a lista que acaba pegando muitos de surpresa.
O presidente da Corte de Contas ressaltou que no pleito passado, muitos candidatos eleitos ou não até hoje se encontram pendentes com a Justiça Eleitoral que já considerou os mesmos inelegíveis, mas conseguiram disputar o pleito com liminares da Justiça. “Existem pessoas que podem perder o mandato eletivo por causa das condenações do TCE”, acrescentou ele, poderando que muitos casos são de fácil solução, mas as pessoas protelam seus acertos com a instituição
Na última divulgação da Lista do Tribunal de Contas, até mesmo o próprio Antônio Joaquim constava como devedor por um recolhimentos que não havia sido dado baixa. “Nem me lembrava mais disto, mesmo não sendo candidato”, explicou o presidente.