segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

TCE lança projeto para criação de ouvidorias em todos os órgãos em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Tribunal de Contas lançou, hoje, um projeto para adequar as unidades fiscalizadas à lei, que institui a criação de ouvidorias em todos os órgãos da administração pública estadual e municipais. A iniciativa busca ampliar a influência do cidadão na gestão do Estado Democrático, uma vez que fomentará sua participação ao proporcionar um canal direto para o atendimento de demandas. Durante o lançamento da proposta, que prevê uma série de ações de capacitação e um cronograma para o estabelecimento das ouvidorias em Mato Grosso, o presidente do TCE, Guilherme Maluf, destacou que a ferramenta é fundamental para o exercício de cidadania. De acordo com ele, a partir de agora, o papel do tribunal será cobrar e ajudar a implantar a ideia em todos os municípios mato-grossenses.

“Hoje temos muitas prefeituras e câmaras que não possuem este canal. Nosso trabalho, portanto, é fazer essa conscientização e cobrar implantação. Ao garantirmos isso, a sociedade não poderá alegar a impossibilidade de ser ouvida, trazendo uma mudança de hábitos, uma cultura que será construída ao longo do tempo, junto com a educação e as escolas. Então, garantir este canal é o primeiro passo”, explicou, através da assessoria

À frente do projeto, o ouvidor-geral do TCE, conselheiro Antônio Joaquim, informou que esta lei oferece proteção ao cidadão que não é bem atendido pelo serviço público. “Por meio desse canal, ele pode denunciar a ausência na prestação de serviço. Para que isso aconteça, é preciso que haja o receptor destas reclamações, denúncias e crítica. Estes receptores são as ouvidorias”, disse.

Segundo o conselheiro, a partir do próximo ano Tribunal de Contas passará a fiscalizar e a penalizar aqueles que não fizerem a devida implantação. “O Tribunal de Contas vai cumprir seu dever de sensibilizar todas as câmaras, prefeituras e unidades administrativas do estado para que inaugurem a utilização desta ferramenta, para que o cidadão apresente sua demanda e tenha uma resposta, inclusive com prazo”, afirmou.

Vale destacar que o projeto visa atender o Plano Estratégico 2020-2025 da Corte de Contas, dentre eles: aprimorar ações de orientação e de indução ao funcionamento das ouvidorias dos fiscalizados e aprimorar o processo de orientação para os fiscalizados.

Dessa forma, até outubro deve ser emitida uma nota técnica pela secretaria Geral de Controle Externo, Secretaria de Controle Externo de governo e administração municipal sobre a importância das ouvidorias para os municípios. Além disso, será realizado um curso na modalidade EaD para auxiliar e os gestores municipais no lançamento de suas plataformas.

As informações são da assessoria do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT confirma 773 casas para financiamento através do SER Família

O Programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada,...

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...
PUBLICIDADE