As contas de governo da prefeitura de Cuiabá, exercício de 2010, serão votadas pelo Tribunal de Contas do Estado, na sessão ordinária desta quinta-feira (17). No período, administraram as contas públicas Wilson Santos (PSDB), que renunciou para concorrer ao governo do Estado e, o vice Chico Galindo (PTB), que assumiu posteriormente. O orçamento aprovado pelo legislativo foi superior a R$ 1 bilhão.
O relator do processo, conselheiro Waldir Júlio Teis, deve relator e colocar seu parecer para apreciação somente durante a plenária. Nesse processo, os membros avaliam as condutas dos gestores à frente da administração municipal. O que decidirem e recomendarem, tem que ser levando em consideração pela Câmara de Vereadores que, posteriormente também vota as contas.
O tribunal ainda deve votar as contas de gestão,a segunda etapa de análise do orçamento e das despesas da prefeitura. Nestas, são avaliadas prioritariamente os atos administrativos feito pelos gestores, como o respeito ao mínimo de investimentos previstos na constituição, áreas importantes, como Saúde e Educação. Para estas, não há necessidade de serem votadas pela Câmara de Vereadores.