PUBLICIDADE

TCE inicia evento em Sinop para qualificar gestores públicos do Nortão

PUBLICIDADE

Começou hoje em Sinop o Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Até amanhã, quando termina o evento, serão cinco palestras voltadas para gestores do poder executivo de 31 municípios da região norte de Mato Grosso. Interessados ainda podem fazer inscrições no anfiteatro da Universidade do Estado de Mato Grosso. O secretário-chefe da Consultoria Técnica do TCE, Gabriel Liberato, explicou que o objetivo é promover aqualificação técnica e jurisprudência do Tribunal de Contas aos servidores públicos dos municípios e auxiliar a administração pública na prestação de serviços aos cidadãos.

“A qualificação evita que os gestores incorram em irregularidades perante o Tribunal de Contas e faz com que a máquina pública funcione dentro da legalidade, da efetividade e da eficiência. E o cidadão é impactado diretamente com as políticas públicas. Então, se a gestão pública funciona bem, certamente ele é impactado com as ações da gestão governamental”, explicou Liberato.

O conselheiro do TCE, Moisés Maciel, enfatizou que a organização do ciclo de capacitação cumpre uma função institucional do Tribunal e o aproxima dos municípios. “[representa] O cumprimento da função pedagógica do Tribunal de Contas, que deixa a suas instalações em Cuiabá e vem para uma das regiões mais importante do nosso estado para trazer capacitação e conhecimento aos servidores e gestores públicos”.

A prefeita Rosana Martinelli disse que o município trabalha em parceria com o TCE e que já se beneficia das orientações prestadas diretamente ou em eventos. “Temos trabalhado muito forte com o Tribunal de Contas. Sinop é um case de sucesso, está em primeiro lugar cumprindo as metas estabelecidas pelo TCE. É muito importante essa aproximação do Tribunal nos orientando, orientando, principalmente, todos os servidores a trabalhar corretamente, cumprindo as metas, que são várias”, declarou.

Para a professora Branca (PR), que preside a comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara de Sinop, eventos como este capacitam também os vereadores para fiscalizar com mais eficiência os trabalhos do poder executivo. “A Câmara é um braço do Tribunal de Contas e nós temos a tranquilidade na fiscalização porque nós temos todo o tronco que é o tribunal de contas. O TCE nos dá essa leveza na fiscalização porque ele endossa com transparência os nossos trabalhos”, declarou.

Este ano o Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz já passou por Rondonópolis e Cáceres, oferecendo palestras sobre as regras da aposentadoria, gestão orçamentária, relação com o terceiro setor, parcerias público-privadas e dispensa de licitação.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE