sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

TCE identifica irregularidade na coordenação do PSF no Nortão

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas de Mato Grosso julgou parcialmente procedente a representação natureza interna em desfavor da prefeitura de Novo Mundo. A decisão ocorreu na sessão plenária e o processo teve como relator o conselheiro Domingos Neto. A Secretaria de Controle Externo de Atos de Pessoal do TCE, constatou indícios de irregularidades na contratação de servidoress. O atual prefeito, José Hélio Ribeiro da Silva e o ex-prefeito, Aurelino Pereira de Brito Filho, fora multados em 11 UPF cada.

Inicialmente ficou evidente a seria incompatível a um servidor, ocupar o cargo de coordenador do Posto de Saúde da Família, tendo sido contratado para o cargo de motorista de ambulância conforme provam os lançamentos de diárias e adiantamentos de viagens. O relator ainda destacou que o coordenador é o responsável por supervisionar e coordenar as atividades no âmbito do PSF, enquanto o motorista deve exercer atividades como dirigir, manobrar veículos, transportar pessoas, cargas e/ou valores, bem como fazer manutenção básica do veículo.

Outra falha apontada trata do fato de que quando assinou o Termo de Posse, datado de janeiro de 1998, o servidor não possuía CNH, para ocupar o cargo/função de motorista.

Além da aplicação de multas aos responsáveis, foi determinado ao atual gestor que regularize a ficha funcional de Jorge Rodrigues Ribeiro, a fim de ajustar o período de tempo e a remuneração, correspondentes ao intervalo de novembro de 2006 (retorno do afastamento legal e não remunerado) e junho 2012. Assim, o erro cometido pela Administração anterior será corrigido e garantindo ao servidor todos direitos que lhe são pertinentes, inclusive os previdenciários.

O prefeito, José Hélio Ribeiro da Silva, deve enviar comprovando da adoção das providências ao TCE-MT, no prazo de 90 dias. Uma cópia dos autos do processo foi enviada ao Ministério Público Estadual para apuração dos fatos, adotando as medidas que entender necessárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE