quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

TCE homologa suspensão de licitação de obra visando a copa

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) homologou, hoje, medida cautelar que suspende o lote 2 da concorrência nº 07/2011 realizada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para contratação de empresa de engenharia para execução de obras de adequação da capacidade e melhoria da segurança viária da travessia urbana de Cuiabá e Várzea Grande. O voto do conselheiro relator Antonio Joaquim teve parecer favorável do Ministério Público de Contas e acompanhado por unanimidade pelos demais conselheiros do TCE.

O lote 2, especificamente, refere-se ao subtrecho da avenida Miguel Sutil até o Centro de Eventos do Pantanal. De acordo com o conselheiro relator, ocorreu irregularidade quanto ao prazo estabelecido para o envio dos envelopes para habilitação das empresas concorrentes. Esse prazo deveria ser prorrogado após a publicação pela Secopa de um adendo no dia 1º de fevereiro alterando as regras da licitação. Segundo o relator, a falta do estabelecimento de novo prazo fere a lei de licitações que ordena nesses casos a reabertura do prazo inicialmente estabelecido para recebimento de propostas.

Após ser notificado, o gestor da Secopa, Eder Moraes, argumentou que não era necessária a retificação por não comprometer a competitividade, sendo desnecessária a reabertura de novo prazo. Em seu voto o conselheiro relator argumenta que o fato do gestor não ter corrigido a irregularidade do edital compromete os princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, do julgamento objetivo, da economicidade, da razoabilidade e outros correlatos pertinentes ao instituto das licitações e contratos administrativos.

"Vou repetir o que já disse em outras oportunidades: este tribunal não medirá esforços para apoiar evento tão importante, mas igualmente não abdicará da sua nobre função de guardião dos recursos públicos", declarou o conselheiro relator.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Deputado de MT propõe leis para agravar penas de membros de facções criminosas

Projetos de lei do deputado José Medeiros (PL-MT) estabelecem...

Ministro do STF acata pedido e suspende lei que punia invasores de terra em Mato Grosso

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

TCE aprova contas das prefeituras de Juína e Ipiranga do Norte

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso...
PUBLICIDADE