O Tribunal de Contas de Mato Grosso realizará uma auditoria especial in loco na Prefeitura Municipal de Alto Boa Vista, para constatar a real situação da administração pública em conseqüência das notícias de desmando e sumiço de documentos ocorridos após o afastamento do prefeito Aldecides Milhomen de Cirqueira (determinado pela Justiça Eleitoral). A providência foi anunciada durante a sessão plenária de hoje, pelo conselheiro Alencar Soares, relator das contas anuais de 2011. A auditoria especial atende solicitação feita pelo atual prefeito Wanderley Iderlan Perim, que foi empossado dia 8.
Em ofício encaminhado pelo conselheiro Alencar Soares, o prefeito Wanderley Perim pediu "uma visita técnica" de auditores do TCE à prefeitura como a finalidade de "resguardar os interesses do município". Segundo o prefeito, após assumir o cargo verificou "vários desmandos contra o patrimônio público, como a falta dos bancos de dados dos sistemas e de vários documentos contábeis", impossibilitando os trabalhos da nova administração.
O pedido do prefeito foi deferido ainda na segunda-feira e, com isso, um auditor e um técnico da 3ª Secretaria de Controle Externo devem seguir na próxima segunda-feira para o município. A atividade se enquadra na modalidade de auditoria em tempo real, pois será realizada por técnicos que analisam o balanço de 2011. As contas de 2010 estão sob a relatoria do conselheiro José Carlos Novelli, que responde pela 2ª Relatoria e coordena os trabalhos da 2ª SECEX.
A equipe da 3ª SECEX fará, inicialmente, uma análise da situação na Prefeitura, para certificar a situação denunciada pelo atual prefeito, para depois orientar as providências a serem tomadas pelo atual gestor.