O Tribunal de Contas de Mato Grosso, em parceria com Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público, realiza na cidade de Rondonópolis o “Ciclo de Orientações para Candidatos”. O evento será nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, no Centro de Eventos Ipê. Esse é o terceiro pólo regional a receber o ciclo, que tem a finalidade de orientar os postulantes a cargos eletivos municipais sobre as competências dos poderes Legislativo e Executivo e explicar os fundamentos da gestão pública. As três instituições terão palestrantes para orientar os candidatos.
Para o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim, o evento oportuniza aos candidatos um entendimento mais amplo sobre as legislações que regem a administração pública – como é o caso da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de promover a aproximação entre os futuros administradores e as instituições fiscalizadoras.
Antonio Joaquim destaca a relevância da ação pedagógica desenvolvida pelas instituições como forma de incentivar o cumprimento das normas que regem as eleições municipais e a gestão pública. Segundo ele, ao conhecer a legislação, os candidatos eleitos não poderão alegar desconhecimento.
As instituições organizadoras do Ciclo esperam reunir em Rondonópolis candidatos de 17 municípios, que são Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Ponte Branca, Poxoréu, Primavera do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
O Ciclo de Orientações será realizado também em Sinop e Cuiabá e as datas ainda serão marcadas.