Uma equipe formada por auditores externos, técnico e analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) estão fazendo uma avaliação no sistema APLIC – Auditoria Pública Informatizada de Contas, implantado há um ano como unidade piloto na Prefeitura de Nova Mutum.
Pelo APLIC, o município presta contas mensalmente via internet, não havendo mais necessidade de encaminhar relatórios em papel. Com as informações geradas através do sistema, o tribunal não terá mais que deslocar-se até o município para fiscalização in loco, já que tudo será analisado pelo corpo técnico em Cuiabá. A visita vai acontecer apenas em casos de dúvidas ou constatações de irregularidades.
De acordo com o auditor externo Rômulo R. Penha Filho, que é membro da comissão do APLIC, são encaminhados por meio do novo sistema dados contábeis, tributários, sobre estoque, pessoal, licitações, convênios, entre outras exigências. Segundo ele, Nova Mutum atendeu todas as exigências do sistema e foi um dos seis municípios onde o projeto piloto foi implantado com resultados mais satisfatórios.
Rômulo destacou ainda que o sistema de prestação de contas on-line, que está sendo colocado em prática pelo tribunal, é um dos mais completos do Brasil. “A análise de dados é feita tendo como base o Plano Plurianual, a LDO e o Orçamento do exercício”, disse. A partir de janeiro de 2008, todos os 141 municípios do Estado deverão estar adequados ao novo sistema, enviando a carga completa de informações.