segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

TCE auditará Saúde em tempo real e quer explicação de Henry

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado decidiu que fará auditoria “em tempo real” dos gastos e procedimentos licitatórios na Secretaria Estadual de Saúde. O anúncio foi feito hoje ao secretário Pedro Henry, que foi ao TCE e se reuniu com conselheiros. Humberto Bosaipo é o relator das contas da Saúde deste ano.

O TCE também deu prazo de 15 dias apra Henry responder, formalmente, se há irregularidades não detectadas pelo TCE nas contas anuais de 2009 – as últimas julgadas pela corte. O conselheiro Antonio Joaquim que foi relator ano passado, considera “necessário o esclarecimento até para isentar o TCE ou provocar a corte para eventual reabertura do processo”. Se, nesse prazo, Henry julgar que tem informações sobre irregularidades não detectadas, deve atender ao solicitado diretamente para o conselheiro Antonio Joaquim. A notificação foi feita porque, pouco após ter assumido, o secretário declarou, em entrevista, que haveria “ralos” na secretaria, levantando suspeitas de supostas irregularidades.

O secretário, por outro lado, expôs aos conselheiros, na reunião, as mudanças que pretende fazer para resolver alguns problemas crônicos na saúde estadual e reestruturar o setor. O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Valter Albano da Silva, apontou que, de 1998 a 2008, descontada a inflação do período, os recursos da saúde cresceram 327% (calculado pelo IGP-DI), enquanto que a população mato-grossense cresceu menos de 50%. “A saúde é o maior desafio para o foverno”, ponderou o presidente.

Henry foi recebido pelos sete conselheiros e o procurador geral de contas, após solicitar audiência para expor a situação da saúde, considerada, pelo secretário, como dramática.  Ele disse que pretende formular novos indicadores administrativos, tanto para compras e aquisições e quanto para serviços. “Muito além de questões do passado, o secretário de Saúde abordou as perspectivas de futuro”, disse Albano, sem mencionar outros detalhes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE