PUBLICIDADE

TCE aponta atrasos e obras inacabadas para a Copa do Mundo em Cuiabá

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou, hoje, um novo relatório sobre a evolução das 16 obras elencadas como essenciais para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá. Como era esperado, muitas destas não estarão prontas a tempo do início do principal evento esportivo mundial. A Arena Pantanal está praticamente concluída, faltando pequenos ajustes, tais como pequenas correções no gramado, pendências de alguns serviços de limpeza, colocação de carpete, instalação de aparelhos de ar condicionados e iluminação na "Zona Mista". No que se refere às estruturas complementares, ainda havia serviços a serem feitos.

O Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, segundo informações da Secopa, não será utilizado para treinamento das seleções e estará operacional somente a partir do terceiro jogo. Em relação ao COT da UFMT, a meta estabelecida (total conclusão da obra até 31 de maio) não foi cumprida. A informação enviada pela Secopa é de que estará operacional nos dois primeiros jogos (Chile x Austrália e Rússia x Córeia do Sul).

A parte externa aeroporto Marechal Rondon já está praticamente concluída e o novo terminal estará operacional para o embarque e desembarque dos passageiros. A última inspeção foi realizada pela Comissão de Acompanhamento do TCE no domingo (8).

A duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444), que dá acesso ao COT Pari, está praticamente concluída no trecho em frente à fábrica de uma marca de refrigerantes e em frente a um posto de combustíveis.

Já a duplicação da Estrada da Guarita, segundo o relatório, apresenta problemas. Em todas as inspeções realizadas, o TCE alertou os responsáveis que, caso as interferências não fossem solucionadas rapidamente e não houvesse o reinício imediato dos serviços, não se cumpriria o compromisso assumido de conclusão da obra até o final do mês de maio. A obra só foi retomada, de fato, no dia 9 do mês passado. A situação preocupa, uma vez que as desapropriações ainda estão pendentes.

O relatório ainda faz uma análise da relação entre o atraso no repasse de recursos pelas fontes financiadoras e, por consequência, nos pagamentos às empreiteiras. O documento aponta a necessidade do Poder Executivo em reprogramar a continuidade das ações para a conclusão das demais obras (ao todo, 56) de mobilidade urbana lançadas em Cuiabá e Várzea Grande. O TCE vai acompanhar a finalização das obras remanescentes, comparando com o cronograma enviado pela Secopa e ainda será exigido o cumprimento da legislação no recebimento.

A equipe da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Serviços de Engenharia do TCE e o relator da prestação de contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), conselheiro substituto João Batista Camargo, realizaram vistoria em todas as 16 obras até o último domingo. O conjunto das 16 obras está na região que compreende o aeroporto, o acesso à Arena Pantanal, ao centro da cidade, setor hoteleiro, Fifa Fan Fest e o Ticket Center (Shopping Pantanal).

Vale destacar que a atuação da Comissão é ação suplementar da atividade de fiscalização exercida pelo órgão de controle externo, cuja análise minuciosa dos atos de gestão se dará no julgamento final da prestação de contas do fiscalizado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE