O Tribunal de Contas do Estado (TCE) apresentou, hoje, um novo relatório sobre a evolução das 16 obras elencadas como essenciais para a realização da Copa do Mundo em Cuiabá. Como era esperado, muitas destas não estarão prontas a tempo do início do principal evento esportivo mundial. A Arena Pantanal está praticamente concluída, faltando pequenos ajustes, tais como pequenas correções no gramado, pendências de alguns serviços de limpeza, colocação de carpete, instalação de aparelhos de ar condicionados e iluminação na "Zona Mista". No que se refere às estruturas complementares, ainda havia serviços a serem feitos.
O Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, segundo informações da Secopa, não será utilizado para treinamento das seleções e estará operacional somente a partir do terceiro jogo. Em relação ao COT da UFMT, a meta estabelecida (total conclusão da obra até 31 de maio) não foi cumprida. A informação enviada pela Secopa é de que estará operacional nos dois primeiros jogos (Chile x Austrália e Rússia x Córeia do Sul).
A parte externa aeroporto Marechal Rondon já está praticamente concluída e o novo terminal estará operacional para o embarque e desembarque dos passageiros. A última inspeção foi realizada pela Comissão de Acompanhamento do TCE no domingo (8).
A duplicação da Rodovia Mário Andreazza (MT-444), que dá acesso ao COT Pari, está praticamente concluída no trecho em frente à fábrica de uma marca de refrigerantes e em frente a um posto de combustíveis.
Já a duplicação da Estrada da Guarita, segundo o relatório, apresenta problemas. Em todas as inspeções realizadas, o TCE alertou os responsáveis que, caso as interferências não fossem solucionadas rapidamente e não houvesse o reinício imediato dos serviços, não se cumpriria o compromisso assumido de conclusão da obra até o final do mês de maio. A obra só foi retomada, de fato, no dia 9 do mês passado. A situação preocupa, uma vez que as desapropriações ainda estão pendentes.
O relatório ainda faz uma análise da relação entre o atraso no repasse de recursos pelas fontes financiadoras e, por consequência, nos pagamentos às empreiteiras. O documento aponta a necessidade do Poder Executivo em reprogramar a continuidade das ações para a conclusão das demais obras (ao todo, 56) de mobilidade urbana lançadas em Cuiabá e Várzea Grande. O TCE vai acompanhar a finalização das obras remanescentes, comparando com o cronograma enviado pela Secopa e ainda será exigido o cumprimento da legislação no recebimento.
A equipe da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Obras e Serviços de Engenharia do TCE e o relator da prestação de contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), conselheiro substituto João Batista Camargo, realizaram vistoria em todas as 16 obras até o último domingo. O conjunto das 16 obras está na região que compreende o aeroporto, o acesso à Arena Pantanal, ao centro da cidade, setor hoteleiro, Fifa Fan Fest e o Ticket Center (Shopping Pantanal).
Vale destacar que a atuação da Comissão é ação suplementar da atividade de fiscalização exercida pelo órgão de controle externo, cuja análise minuciosa dos atos de gestão se dará no julgamento final da prestação de contas do fiscalizado.