PUBLICIDADE

Taques vistoria obras da Copa em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques visitou, hoje, partes das obras da Copa do Mundo que se encontram em andamento em Cuiabá e Várzea Grande. A visita, que foi guiada pelo secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, e contou com a presença de membros do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foi realizada no Complexo Viário do Tijucal, Avenida Parque do Barbado, Trincheira Santa Rosa, Complexo Viário da FEB e Aeroporto Marechal Rondon.

Durante as visitas, Taques reforçou o compromisso para que as obras sejam finalizadas no prazo e entregues adequadamente para a população. As estruturas, que deveriam ter sido finalizadas para o Mundial de 2014, são objetos de Termos de Ajustamento de Gestão (TAG) com o TCE-MT, firmados entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. Atualmente, seis obras se encontram em execução e outras três já foram finalizadas. Os demais contratos seguem em processo de retomada.

“Sabemos das dificuldades do Estado, mas é importante destacar que estamos trabalhando muito para que estas estruturas sejam entregues com a devida qualidade ao cidadão”, ressaltou Taques.

Ainda em relação às obras previstas para o mundial, o governador destacou a importância dos TAGs firmados com o TCE em 2015. “A nossa gestão recebeu as obras sem ter a ideia do que e como estas haviam sido feitas. Devido a esta situação, o Estado solicitou auxílio do Tribunal de Contas de Mato Grosso, pois nossos gestores poderiam ser responsabilizados pelas irregularidades. Recebemos o apoio do TCE e assinamos novos prazos, por meio dos TAGs, para que as estruturas sejam realmente finalizadas”, reforçou.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, a formalização dos TAGs teve como objetivo dar suporte legal e técnico ao Estado, para que o mesmo concluísse as obras adequadamente. “O TCE quer contribuir para que estas estruturas sejam concluídas. O Tribunal quer atuar sempre como parceiro do Estado, para que mais melhorias sejam promovidas à população”.

Segundo o secretário Eduardo Chiletto, a visita feita às obras contribuiu para a intensificação dos trabalhos de fiscalização e cumprimento dos cronogramas. “Só se tem uma obra com qualidade quando o acompanhamento é feito diariamente. E é desta maneira que a Secid tem trabalhado para entregar as estruturas que haviam sido previstas para a Copa do Mundo. Recebemos um legado de irresponsabilidade, mas desde o início da gestão este cenário é outro”.

Obras visitadas

O trajeto de visitas às obras previstas para o Mundial teve início na região do Coxipó. O Complexo Viário do Tijucal, que conta com a construção de trincheira e viaduto, teve ordem de serviço assinada em novembro do ano passado. O prazo de conclusão das estruturas é de 240 dias e a responsabilidade dos serviços é do Consórcio EEF. A obra tem custo total de aproximadamente R$ 32 milhões.

Prevista para interligar as avenidas Fernando Correa da Costa e Brasília, a duplicação e implantação da avenida Parque do Barbado foi reiniciada no mês de dezembro do ano passado. A via, que conta com 1,6 quilômetros, tem previsão de ser finalizada até o mês de outubro deste ano.

Localizada na avenida Miguel Sutil, a Trincheira Santa Rosa é de responsabilidade da empresa Camargo Campos e teve os trabalhos retomados no último dia 7 de março. O novo cronograma prevê a conclusão da estrutura no prazo de 210 dias. A obra conta com 520 metros de extensão e irá revitalizar o fluxo de trânsito da região.

A vista ainda contemplou o Complexo da FEB, em Várzea Grande. A obra, que segue sob responsabilidade do Consócio Sanches Tripolini, está em fase de análise dos cronogramas físicos. O contrato prevê a entrega de elevado, adequação de rotatória e recuperação de parte da avenida Miguel Sutil.

A última obra visitada foi a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. As atividades, que foram retomadas em outubro do ano passado, estão concentradas na parte internacional. A expectativa é de que até o dia 20 de abril o espaço seja finalizado. Toda a obra, que tem custo total de R$ 83,4 milhões, tem prazo de conclusão de 300 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE