O governador Pedro Taques (PSDB) viaja hoje a Brasília para participar da solenidade de sanção da lei que autoriza a União a repassar mais de R$ 1,9 bilhão aos Estados por conta das perdas da Lei Kandir. O convite para o evento partiu do próprio presidente Michel Temer (PMDB). Do montante, que deverá ser liberado até o início da próxima semana, Mato Grosso receberá R$ 500 milhões e 25% do total será depositado diretamente nas contas das prefeituras.
A liberação dos recursos, provenientes das perdas acumuladas por Estados e prefeituras com desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos primários e semielaborados para exportação, foi articulada ao longo de meses por Taques e os integrantes da bancada de Mato Grosso, na Câmara dos Deputados e no Senado.
Embora a previsão de liberação dos recursos do Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) seja mantida para a semana que vem, há a possibilidade de que isso ocorra amanhã. Em uma das diversas reuniões mantidas por Taques, deputados e senadores com Temer, o presidente acenou com a possibilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) fazer o repasse 24h após à sanção. O Projeto de Lei para a liberação do FEX foi aprovado em regime de urgência no Senado em sessão realizada na semana passada. Antes disso, a matéria já havia passado pela Câmara.