O governador Pedro Taques cobrou, novamente, do governo Federal a liberação de recursos das emendas impositivas no valor de R$ 100 milhões, que serão repassadas pelo ministério da Saúde. Ele tratou do assunto com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que confirmou o repasse "nos próximos dias". Taques detalhou as dificuldades que o setor vem enfrentando no Estado devido a falta de recursos e cobrou rapidez na liberação que ajudará a quitar alguns repasses atrasados com hospitais e pagamentos de fornecedores.
O governador, o secretário de Fazenda, Rogério Gallo e o coordenador da bancada federal, deputado Vitório Galli, também estiveram na secretaria Nacional do Tesouro (STN), vinculada ao ministério da Fazenda, para discutir operações de crédito e para buscar apoio técnico para a renegociação de dívidas do Estado – o governo busca reduzir a taxa de juros que algumas operações de crédito feitas. Taques explicou as dificuldades financeiras vividas e a busca por soluções, como é o caso do ajuste fiscal pelo qual o Estado deve passar e a criação do Fundo de Estabilização Fiscal, anunciada recentemente.
Taques e o secretário foram hoje a São Paulo (SP) para agendas com instituições financeiras para tratar sobre o alongamento da dívida do Estado e também com empresas detentoras de crédito com o Estado, informa o Gabinete de Comunicação.