O governador Pedro Taques entregou, esta tarde, em Pontes e Lacerda (457 km de Cuiabá), os maquinários que serão usados na manutenção da popular Estrada do Matão (MT-473). Ele também autorizou o lançamento do edital de licitação para pavimentação dos primeiros 7 km da rodovia. As menos quatro mil pessoas serão beneficiadas diretamente com as obras executadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
A assessoria informa que a comitiva do governo foi recebida com festa pela população. Teve carreata com mais de 100 veículos e Taques participou do lançamento da pavimentação da Estrada do Matão, da entrega dos maquinários e lembrou que, enquanto senador, pediu a federalização da Matão e, em 2014, se comprometeu com a pavimentação dos 21 quilômetros até o Rio Alegre. "Agora estamos saldando o compromisso com o povo de Pontes e Lacerda no tocante a essa estrada", disse.
O governador lembrou que fez o compromisso de repassar o maquinário em março de 2016, quando a capital foi transferida temporariamente para Vila Bela da Santíssima Trindade, no aniversário daquela cidade. No entanto, a associação não tinha a documentação necessária para receber a cessão de uso dos equipamentos. Sanado o problema, agora o maquinário está à disposição.
Taques também anunciou que a secretaria estadual das Cidades (Secid) vai liberar cerca de R$ 1 milhão para pavimentação em Pontes e Lacerda. Anunciou ainda a destinação de uma área próxima da Unemat para a construção de um distrito industrial da cidade.
"Os maquinários ficaram sob os cuidados da Associação do Matão. Com essa parceria, além das máquinas, repassaremos recursos financeiros e óleo diesel para a Associação manter a rodovia transitável", afirmou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.
"O produtor rural pode ficar satisfeito com esse governo, porque não tenho dúvidas que o governador é amigo dos pequenos e estimula a agricultura familiar. Nos estamos muito satisfeitos. Obrigado por ter olhado para nossa Estrada do Matão", disse o presidente da Associação, Benedito Braga.
Taques entregou um conjunto de maquinários, composto por cinco caminhões basculares, duas motoniveladoras, uma escavadeira, um caminhão lubrificante e um cavalo mecânico com prancha. Tambem serão construídas pela Sinfra duas pontes de concreto sobre o Rio Alegre e Córrego das Pedras, em Pontes e Lacerda. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Sinfra, firmou uma parceria com a Prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade para a construção de uma ponte de concreto, com extensão de 55 metros, sobre o Rio Capivari, localizado na MT-199, perímetro urbano de município. As ações fazem parte da Expedição Pró-Estradas, que integra a Caravana da Transformação, programa que tem levado mais cidadania aos moradores dos municípios de Mato Grosso.
No lançamento da obra, o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcindo Barcelos, contou que o maquinário entregue pelo governo terá 60 mil litros de óleo diesel à disposição para trabalhar.
No evento da lançamento da pavimentação, o governador recebeu um grupo de funcionários da Santa Casa de Pontes e Lacerda que cobrava repasses da Secretaria de Estado de Saúde à unidade. Antes mesmo de subir ao palanque, o governador conversou com os funcionários e buscou junto ao secretário João Batista Pereira da Silva, a resolução para a questão. Taques recebeu a informação de que o Estado já está regularizando todos os pagamentos, sendo que a competência de novembro consta em restos a pagar, a de dezembro foi paga no último dia 22 e a de janeiro teve a autorização de pagamento feita nesta semana e deve cair na conta da Santa Casa até a próxima segunda-feira (13).
Toda situação foi repassada aos funcionários e, para acompanhar de perto a situação, o governador passou seu telefone pessoal a representante dos manifestantes, Cleonice Gomes. Ainda na saúde, Taques destacou que o Estado trabalha para construir um hospital regional em Pontes e Lacerda, cumprindo o compromisso de erguer uma nova unidade de saúde na região Oeste de Mato Grosso.