O senador Pedro Taques (PDT) destinou, por meio de emenda parlamentar, R$ 500 mil para operações de segurança na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, que tem mais de 700 quilômetros. O objetivo foi investir na prevenção e repressão do tráfico de drogas. O recurso foi destinado às Forças Armadas.
No Senado, como membro da Subcomissão Permanente de Segurança Pública, Pedro Taques faz um trabalho legislativo com vistas a propor inovações normativas necessárias ao combate à criminalidade. Entre essas medidas está a reformulação do Código Penal, que abrange a questão da segurança.
“A violência e a falta de segurança são problemas graves que afligem a população, Infelizmente, apesar dos esforços, não temos recebidos dados satisfatórios sobre a contenção do problema. O Mapa da Violência, divulgado pelo Ministério da Justiça ano passado, mostra que 80% dos entrevistados mudaram o hábito em razão da violência”, explicou o senador.
Além de fazer indicações de emendas, Pedro também apoiou o projeto de construção de uma base aérea em Cáceres para o patrulhamento da fronteira. No Orçamento do ano passado (OGU-2012) Pedro Taques também fez investimento na segurança. Ele destinou R$ 3,2 milhões para a construção de bases comunitárias em Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Alta Floresta e Guarantã do Norte. Os recursos estão em fase de liberação de dotação orçamentária na Casa Civil.