Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) elegeu o senador Pedro Taques (PDT) como o parlamentar mais influente de Mato Grosso. Nesta edição da série anual "Os cabeças do Congresso Nacional", divulgada na sexta-feira (16), Taques é o único mato-grossense entre os 100 congressistas mais influentes do Brasil.
Importante instrumento de fiscalização do desempenho de deputados e senadores, o DIAP acompanha a conjuntura política do país, atua no aperfeiçoamento das instituições e na defesa da causa pública. É constituído por cerca de 900 entidades sindicais de trabalhadores congregando centrais, confederações, sindicatos e associações distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. "Ser citado numa lista tão importante é uma honra. Mais importante que a minha pessoa é Mato Grosso ser sinônimo de influência positiva no Congresso Nacional. Continuo trabalhando diariamente para orgulhar meu Estado", afirmou Taques.
A lista dos 100 "Cabeças" de 2011 inclui 62 deputados e 38 senadores. A bancada federal de Mato Grosso possui oito deputados federais e três senadores. Neste ano, 44 parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Legislativo, dentre eles, Pedro Taques que tomou posse no Senado em fevereiro deste ano.
Membro das Comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente, Taques tem atuado nas principais discussões do Senado como a Reforma Política, o Código Florestal e levantado debates como revisão da legislação penal e a inclusão da corrupção na Lei dos Crimes Hediondos. Os temas levaram o parlamentar a ser citado pelo DIAP como habilidoso debatedor.
Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.