O governador Pedro Taques e secretários de Estado se reuniram, esta tarde, com empresários do setor industrial de Cuiabá para ouvir demandas voltadas ao incentivo da atividade econômica. Na oportunidade, Taques apresentou as principais ações realizadas pela atual administração visando colocar a “casa em ordem" e incentivar a atração de investidores.
“Defendo que seja promovido o incentivo fiscal com responsabilidade para Estados que estão distantes dos grandes mercados consumidores, como é o caso de Mato Grosso. Já colocamos a casa em ordem nestes primeiros anos de gestão e agora vamos trabalhar ainda mais para superar essa crise com apoio do setor”, afirmou o governador, ao grupo de empresários.
Taques citou, como exemplo, o programa Desenvolve Mato Grosso, que já está operando como agência de desenvolvimento do Estado. Além disso, vem mantendo o caráter de fomento a atividade, e agregou a divulgação e a atração de novos investimentos e linhas de crédito especificas, e também tem servido de ponto de apoio ao empresariado.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, participou do encontro e pontou uma série de medidas que vem sendo idealizadas, como a reformulação da legislação fiscal, e a estruturação de programas de Governo que vão contribuir para Mato Grosso superar a atual crise econômica nacional. “Atuando para com uma visão técnica, estamos construindo todo um arcabouço legislativo para que Mato Grosso entre na linha no desenvolvimento com segurança jurídica”.
“A determinação do governador é que, até o final do primeiro semestre, toda essa legislação e esse arcabouço, que vão olhar com destaque as cadeias produtivas e os setores industriais, sejam estruturados para que consigamos assegurar, de forma objetiva, mais segurança jurídica e garantir maior competitividade para quem atua no Estado”.
O presidente da Associação do Distrito Industrial, Domingos Kennedy Garcia Sales, avaliou como positiva a iniciativa do governador Pedro Taques de se reunir para ouvir os empresários. "Essa aproximação da classe produtiva é extremamente positiva. Antigamente, era muito difícil a gente sentar com um governador. E Pedro Taques tem dado essa abertura", comentou. "Acho ótimo ver o Governo criando programas, ouvindo as necessidades dos setores".
Aos empresários, Ricardo Tomczyk explicou que o sistema de incentivo construído na gestão passada continha uma série de falhas, mas que a nova legislação irá mudar isso. “Estamos trabalhando para que Mato Grosso não venha a enfrentar os problemas que encontramos, como processos mal feitos, incentivos mal concedidos, além de cadeias que não deveriam ter sido incentivadas, mas foram e trouxeram mais prejuízo do que colaboraram com o Estado”.
Só em 2016, ao menos 92 empresas foram desenquadradas do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic), sendo que a maioria delas, conforme o secretário da Sedec, nem deveria estar no programa, por não agregarem valor e por não envolverem o processo industrial”, afirmou Tomczyk adiantou que o Prodeic será reformulado, dando lugar ao programa Investe Indústria, que irá incentivar de fato o setor.
Para assegurar a competitividade dos produtos, o Governo de Mato Grosso tem melhorado a infraestrutura rodoviária por onde se escoa a produção do Estado. "Concluímos em dois anos, 1.430 km de asfalto, entre obras de construção e reconstrução. É um número expressivo se pensarmos que a gestão passada fez apenas 886 km de asfalto. Estradas melhores certamente colaboram com o desenvolvimento e impulsionam a atividade econômica estadual", avaliou o governador.
Também participaram do encontro os secretários Gustavo de Oliveira (Fazenda), Marcelo Duarte (Infraestrutura e Logística) e Wilson Santos (Cidades), e diversos secretários do setor industrial.