O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, lideram uma delegação composta por 17 pessoas do Governo que participará da programação da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Clima, em Bonn, na Alemanha, entre domingo e quinta-feira. O evento reúne anualmente lideranças políticas e econômicas de mais de 190 países
Domingo à tarde e à noite, Taques participa de três atividades, a primeira delas acompanhado dos secretários da Sema, André Baby (executivo) e Alex Sandro Marega (gestão ambiental), uma mesa redonda sobre o ‘desenvolvimento de baixas emissões em regiões de florestas tropicais’. A segunda, é voltada para financiamentos para conservação ambiental; e ainda um jantar com as principais autoridades governamentais. Para o governador, que segue de uma agenda na China para a Alemanha, participar do evento é de extrema importância para ratificar as metas firmadas por Mato Grosso na COP 21, em Paris, em dezembro de 2015, e que incluem o desmatamento ilegal zero até 2020.
“Esse é um momento de nos unirmos às grandes lideranças mundiais para debater a cooperação e o financiamento internacional para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia, porque a política pública voltada para este fim exige investimentos e o Estado não tem meios de fazer esse enfrentamento sozinho”, frisa Taques. A principal agenda de segunda-feira (13) é uma entrevista com o Banco Mundial, sobre reformas fiscais que podem contribuir nas questões climáticas. Também haverá uma reunião com o Ministério Alemão para tratar de detalhes da cooperação técnica e financeira do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW com Mato Grosso. Vão ser destinados 17 milhões de euros – ou R$ 65 milhões – para a implantação do Programa Global REDD Early Movers (REDD para Pioneiros – REM). A iniciativa é inédita e tem por objetivo promover o pagamento por resultados no combate ao desmatamento, já que o Estado teve uma redução de mais de 80%, nos últimos 10 anos.
Além do meio ambiente, também é tema de discussão com o Banco Alemão MLW o financiamento de equipamentos para a segurança de Mato Grosso, as agendas do dia também contarão com a participação do secretário e vice-governador Carlos Fávaro, bem como da delegação estadual.
Amazon-Bonn
Na terça-feira, dia 14, será realizado um evento importante para os governadores da Amazônia: Amazon-Bonn, que debaterá das 8h às 18h, a cooperação e o financiamento internacional para a proteção das florestas, o enfrentamento da mudança climática e a efetivação da política de desenvolvimento sustentável para a região que compreende nove estados. O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, participará da mesa de abertura juntamente com o representante do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, o governador do Pará, Simão Jatene.
Também integram a lista de participação diversas instituições e órgãos internacionais, entre elas, o governador Pedro Taques e o vice-governador Carlos Fávaro, governadores de outros estados da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Força-tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF), embaixada da Noruega no Brasil, Banco Mundial e Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
A assinatura do acordo de cooperação entre Mato Grosso, Acre, Fundo Amazônia e o KfW será realizado às 10h. Um painel será conduzido durante a manhã, no Museu de Arte Bonn, pelos governadores Pedro Taques e Tião Viana, do Acre. O objetivo é mostrar a importância da Amazônia para o equilíbrio climático mundial. Já entre 12h30 e 13h, haverá uma reunião com o ministro do Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen e os governadores do Acre, Pará e Mato Grosso. O vice-governador Carlos Fávaro também participará.
Com a proposta de atrair mais investimentos para o Estado, Fávaro conduzirá uma agenda na capital da Inglaterra e do Reino na quarta-feira (15) a partir das 14h30, com o tema voltado para negócios sustentáveis e sua relação com o fim do desmatamento. Para o vice-governador, esta é uma agenda muito importante porque visa mostrar para investidores, doares e compradores a importância de fomentar o plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. A proposta é garantir mais 27 milhões de euros – R$ 100 milhões – em recursos para Mato Grosso.
“É importante frisar que diante deste cenário de crise econômica ao qual Mato Grosso vem enfrentando, entre os integrantes da nossa caravana (da Secretaria de Estado de Meio Ambiente) que vai buscar recursos na Alemanha, somente a minha passagem será paga com recursos do estado, as demais serão pagas por ONGs parceiras de MT", acrescentou o vice-governador
A informação é do Gabinete de Comunicação.