PUBLICIDADE

Taques e chineses chegam a Lucas do Rio Verde para discutir ferrovia transcontinental

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PDT) chegou, agora há pouco, a Lucas do Rio Verde, para participar do 1º Encontro Internacional da Ferrovia Transoceânica. Os chineses, grandes interessados no trecho que deve passar pelo município chegaram ontem, entre eles, o embaixador do país no Brasil, Li Jinzhang e 23 empresários. Eles estão na Fundação Rio Verde onde é detalhado o pré-projeto do grande empreendimento.

Em maio, o governo federal anunciou os estudos de viabilidade para a construção da ferrovia Transoceânica em parceria com a China. O projeto prevê que partiria do Peru, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico. São estimados pelo menos R$ 30 bilhões em investimentos. A ferrovia vai agilizar o escoamento de parte da produção agrícola mato-grossense.

Junto com os Estados de Rondônia e Acre, Taques lidera a comitiva formada pelo embaixador da China, os empresários e diretores de empresa de construção pesada, bancos de investimentos chineses e membros da embaixada. A expedição começou na segunda-feira (8), quando Pedro, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, a vice-governadora do Acre, Nazaré Araújo, assinaram, em Ji-Paraná (RO), um protocolo prevendo que os três Estados vão buscar condições de cooperação entre si, reunindo informações técnicas e esforços políticos em prol da efetivação da parceria Sino-Brasileira para a construção da ferrovia.

Os produtores acreditam que a consolidação da Ferrovia Transcontinental, que vai passar pelo município, tornará Mato Grosso mais competitivo no mercado de grãos e transportes.

O vice-governador Carlos Fávaro, deputados, secretários e lideranças regionais participam do encontro.


 

 

\

(Atualizada às 10:44hs)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE