O senador Pedro Taques (PDT), que toma posse na próxima terça-feira (1º) juntamente com os demais parlamentares eleitos e reeleitos, se articula para compor uma das Comissões Temáticas mais representativas do Senado, que analisa a constitucionalidade e juridicidade de quase todas as matérias: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As comissões decidem o andamento, legalidade e outros aspectos dos projetos de lei e mudanças na legislação. A definição das comissões ocorre logo após a eleição da mesa diretora – José Sarney deve ser mantido presidente.
Taques poderá compor outras duas comissões como titular e três como suplente. Ele acredita que compor a CCJ ajudará a manter maior proximidade das matérias de interesse a Mato Grosso.
O senador eleito Blairo Maggi (PR) também poderá fazer parte da comissão de Agricultura ou a de Meio Ambiente. Ex-governador, Blairo é aliado do governo Dilma e é um dos principais líderes do setor agrícola brasileiro
O Senado terá renovação de praticamente 45%. Dos 37 novos eleitos, 34 estão chegando pela primeira vez ao Senado, entre eles, o mato-grossense Pedro Taques.