O governador Pedro Taques (PSDB) lembrou do momento de crise política, econômica, ética e moral que assola o país e ressaltou a importância do Tribunal de Justiça neste contexto, como um ponto à população. “Apesar desta crise, temos servidores decentes. Temos um Judiciários que é sério, que orgulha o povo mato-grossense”. Ele participou da cerimônia de abertura do 71º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (Encoge), ontem, no Plenário do Tribunal de Justiça, em Cuiabá. O evento contou com a presença de corregedores, desembargadores e juízes auxiliares representando os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, que irão analisar as alterações do código de processo civil que entraram em vigência nesta semana.
A presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) e corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, falou sobre o momento que o Estado vive e a importância das transformações que estão sendo realizadas nas diversas esferas públicas, de acordo com assessoria.
Durante a solenidade, cinco desembargadores que já foram membros do Colégio Permanente foram homenageados com a medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Antônio Erpen, pelos notáveis serviços prestados ao Colégio e por contribuir para o fortalecimento, aperfeiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional.
O Encontro de Corregedores é realizado a cada quatro meses com a finalidade de promover o intercâmbio de ideias para melhor a qualidade dos serviços judiciários em todo o Brasil.
Cuiabá sedia pela terceira vez o evento. A primeira foi em 2004 e a segunda em dezembro de 2011.
Hoje, serão realizadas diversas exposições e as oficinas de debates. Os corregedores discutirão assuntos relacionados ao tema ‘As Corregedorias e a Gestão da Jurisdição’. O evento contará com painéis sobre os Juizados Especiais, Novo Código de Processo Civil, Processo Judicial Eletrônico (PJE), Execuções Fiscais, Execução Penal e Adoção entre outros debates.
A 71ª edição do Encoge conta ainda com a participação da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. A ministra é responsável pelo painel ‘Redescobrindo os Juizados Especiais’.
Os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, e o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, também participaram da solenidade.