A contagem de votos em Mato Grosso começa às 18hs, mesmo horário que o TSE deve liberar as particiais nacionais para presidente da República, considerando o fuso horário em alguns Estados .
O candidato ao governo de Mato Grosso pela coligação “Coragem e Atitude Pra Mudar”, Pedro Taques (PDT), votou pela manhã na seção que fica no Ginásio Aecim Tocantins, confiante com o resultado das urnas. “O que nós tínhamos pra fazer, já fizemos. O eleitor está pronto para decidir e temos que respeitá-lo. Nossa campanha foi limpa, propositiva. Pelas andanças por Mato Grosso deu para perceber que o eleitorado está ansioso por mudanças. Sinto isso no carinho, no olhar das pessoas”, afirmou.
Ele estava acompanhado da esposa, Samira Martins, sua filha Renata, do candidato a vice-governador Carlos Fávaro (PP) -que votou pela manhã em Lucas do Rio Verde – o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Questionado sobre a possibilidade de haver segundo nas eleições de Mato Grosso, Taques disse estar tranquilo e que não teme enfrentar outras votações, caso esta seja a vontade dos mato-grossenses. “Nós ganharemos estas eleições, não interessa em quantos turnos”, completou.
Líder da oposição e de todas as pesquisas de intenção de votos, Taques deve acompanhar a apuração dos votos de sua residência. Confiante, reiterou o desejo de estar à frente da administração do estado pelos próximos quatro anos. “Quero ser governador de Mato Grosso. Trabalhamos firmemente no Senado. Agora, estou pronto para ser o governador que vai melhorar a nossa saúde, educação e segurança”, assegurou.
Já o petista Lúdio Cabral acredita que vai para o segundo turno. Ao votar, na Escola Municipal Quintino de Freitas, no bairro Canjica, acompanhado da esposa Ana Ribeiro, ele reafirmou que seu maior compromisso será governar para todos, mas com atenção especial aos pequenos. Disse ainda que o segundo turno será oportunidade para aprofundar o debate sobre o futuro de Mato Grosso. "Governar para todos, mas com atenção especial para os pequenos, para quem mais precisa do Estado. Essa será a principal de todas as ações do nosso governo, a nossa principal marca. E vamos continuar debatendo isso no segundo turno, quando as pessoas terão chances de conhecer ainda mais a diferença entre os que se propõem a governar Mato Grosso", afirma Lúdio.
A candidata Janete Riva (PSD) votou em Juara (Nortão) sua base eleitoral e onde o marido, José Riva, começou sua campanha política. Ela esteve acompanhada de correligionários e familiares.
(Atualizada às 17:19hs