O governador Pedro Taques se reuniu, no final da tarde, com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para tratar do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e avaliou o encontro como produtivo, afirmando que precisa do aporte da União Federal para terminar as obras. Compromissos não foram firmados, no entanto, foi ressaltada a importância do trabalho em parceria.
O ministro das Cidades destacou compreender a gravidade do diagnóstico apresentado pelo governador Pedro Taques. “Eu tenho esperança que pela credibilidade do governador Pedro Taques e pela importância que o presidente da República em exercício atribui a Mato Grosso, que nos encontremos uma solução e vamos apoiar em tudo que for necessário”.
Araújo citou a importância de buscar soluções de forma coletiva, inclusive no assunto discutido, do VLT, buscando sempre uma integração entre os Ministérios e outras entidades, como a Caixa Econômica Federal por exemplo.
Outras obras em cidades mato-grossenses também foram expostas, como a avenida W11, de Rondonópolis, a Tancredo Neves, em Cáceres e a Filinto Muller, de Várzea Grande. Participaram da reunião os deputados estaduais Wilson Santos e Dilmar Dal Bosco e o deputado federal Nilson Leitão. As informações são da assessoria.
Agenda em Brasília
O primeiro compromisso de Taques em Brasília foi uma audiência com o presidente interino, Michel Temer, para apresentar uma proposta de renegociação da dívida dos estados com a União Federal. Taques manifestou o desejo de que a dívida dos estados com a União possa ter um período de carência, com a alteração dos indicadores, lembrando que a maioria dos estados, entre eles Mato Grosso, fez o dever de casa, mas a União não cumpriu o dever dela. “Com esse espaço orçamentário, com a carência, sobrariam recursos para que os estados possam investir. Não há forma de você diminuir o desemprego, que hoje no Brasil chega a quase 12 milhões de brasileiros, se não for por meio de investimentos em infraestrutura. Mato Grosso ajuda muito o Brasil, agora o Brasil precisa ajudar mais Mato Grosso”, avaliou o governador.
Taques ainda se reuniu como o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para falar sobre temas relacionados a segurança na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia e a necessidade de melhorias no aparelhamento das forças policias do estado. Também se encontrou com o ministro do Desenvolvimento, Marco Pereira, para tratar da industrialização do estado, lembrando que Mato Grosso é um grande produtor de commodities, mas é necessário verticalizar, agregar valor a essa produção. A última reunião será realizada, ainda esta noite, com o ministro do Transporte, Maurício Quintella, para falar sobre as obras de mobilidade e as rodovias do estado.