Nesta sexta-feira (18), em Lucas do Rio Verde, o senador Pedro Taques (PDT), disse ao Ministro do Trabalho, Brizola Neto, que o aperfeiçoamento da legislação trabalhista rural deve ser debatida a partir de Mato Grosso devido a expressiva produção agrícola e pecuária do Estado.
“Este tema é de suma importância para o Brasil e especialmente para nós mato-grossense. Temos que trabalhar uma legislação que possa garantir o direito do trabalhador e fazer definições essenciais, como separar o que é trabalho escravo e violação das regras trabalhistas. Devido a importância do agronegócio para Mato Grosso, esse tema pode ser debatido a partir daqui. As nossas causas são as mesmas, a de transformar o nosso país e nosso estado em um lugar melhor com dignidade para o trabalhador”, disse o senador.
O ministro esteve no município para conhecer a realidade local e possibilidades de investimentos do ministério. Para Brizola Neto, Mato Grosso representa um celeiro nacional que contribui para a economia do Brasil e por isso necessita de atenção especial. “A mola propulsora desse Estado vem do setor da agricultura e pecuária, que gera dividendo para todo o país, daí a importância de estarmos aqui e discutirmos adaptações trabalhistas, modernização e aumento das parcerias do ministério com os municípios”, disse o ministro.
O senador lembrou que o seu gabinete, juntamente com o gabinete do deputado Zeca Viana (PDT), já está realizando um trabalho em conjunto com a Famato para debater novas regras trabalhistas pra o setor rural. Em março deste ano deve acontecer um seminário em Cuiabá envolvendo diversos agentes – patronais e empregados – ligados ao setor.