PUBLICIDADE

Taques critica no Senado atrasos em obras da copa em Cuiabá apontado pelo TCE

PUBLICIDADE

O senador Pedro Taques (PDT-MT) encaminhou ofício ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) pedindo que forneça apoio técnico ao Governo de Mato Grosso na execução das obras da Copa de 2014. A iniciativa veio após divulgação do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta atraso em 90% das obras, a 494 dias do primeiro jogo do mundial. Esta tarde, o parlamentar discursou sobre o assunto na tribuna do Senado criticando o "quadro tranquilizador" pintado pelo governo que vai de encontro com as constatações dos órgãos de fiscalização.

"Os cronogramas dos contratos previam que em 31 de dezembro de 2012 estivessem executados 38 % das obras e só estão concluídos 10 %", relatou o senador. As constatações do Relatório, segundo ele, deixam claro que existem graves problemas técnicos de gestão, transparecendo a dificuldade das atuais estruturas técnicas e administrativas do governo estadual para enfrentá-los.

De acordo com o levantamento do TCE, são 24 obras relacionadas à Copa que consomem um orçamento só para esse ano R$ 954 milhões. Para os próximos seis anos, o Estado assumiu empréstimo na ordem de R$ 1,5 bilhão.

Parte do atraso nas obras, conforme o TCE, é decorrente da implantação do VLT que ainda não começou. Por outro lado, o Tribunal de Contas aponta que, mesmo excluindo o VLT, dez das 24 obras estão com atraso de mais de dois meses.

"Ciente do comprometimento do CREA-MT com a responsabilidade técnica nas obras públicas, bem como com a transparência na prestação de informações junto à sociedade, venho exortar o Conselho a engajar-se em uma ação de apoio técnico independente", diz o ofício assinado por Pedro Taques.

O governador Silval Barbosa disse, hoje, na Assembleia Legislativa, que as obras da copa não estão atrasadas no conograma feito pelo governo estadual e que as 24 ficarão prontas este ano.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura e empresários discutem novas rotas de ônibus em Nova Mutum

As secretarias municipais de Administração e Desenvolvimento Econômico e...

Senador de Mato Grosso defende reforma tributária com menos impostos

O senador Jayme Campos (União-MT), em pronunciamento hoje ressaltou...
PUBLICIDADE