O governador Pedro Taques garantiu a construção do Hospital Regional em Porto Alegre do Norte (1.119 km da capital) durante audiência, ontem à tarde, com o prefeito Daniel Rosa do Lago e vereadores. Justamente pela distância, o município sofre com a falta de um hospital que atenda a região, já que o deslocamento de pacientes até a capital é oneroso e, em alguns casos, coloca a vida em risco. Dos três hospitais regionais que o Governo do Estado planeja construir, Taques assegurou que o de Porto Alegre será o primeiro. “A região Oeste, cuja cidade ainda será definida, e Tangará da Serra também precisam de uma unidade, mas dou minha palavra de que o do Vale do Araguaia será o primeiro. E a escolha por Porto Alegre está feita, só mudo isso se a equipe técnica de saúde apontar a necessidade de ser feito em outro município”. A cidade será a próxima a receber a Caravana da Transformação, que leva serviços de saúde e cidadania ao interior, em data ainda a ser definida.
A construção do hospital regional naquela localidade, inclusive, está na Lei Orçamentária Anual (LOA). O governador afirmou, ainda, que um cronograma mais definido sobre a obra deve ser apresentado até o final de abril.
Com relação ao aeroporto, Taques disse que já pediu ao titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Duarte, que elabore o projeto de construção, em parceria com o setor produtivo local. A pavimentação da Estrada do Guardanapo, que liga o município de Canabrava do Norte ao distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, também foi debatido.
O prefeito de Porto Alegre do Norte avaliou os encaminhamentos de forma positiva e frisou que a saúde é a demanda mais urgente. “Esperamos ter boas notícias em breve, conforme foi apontado, e precisamos urgentemente que o hospital regional saia do papel, pois a população precisa ter um atendimento digno sem precisar andar tantos quilômetros”, afirmou Daniel Rosa do Lago, através da assessoria.