O governador Pedro Taques e a intendente Regional de Arica e Parinacota, Gladys Acuña Rosales, assinaram, ontem, uma declaração conjunta de cooperação internacional. O termo busca a integração em diversas áreas com a região Norte do Chile para desenvolvimento econômico e social. O termo prevê ajuda mútua no suporte para atividade comercial, industrial e o setor de serviços, através de mecanismo de apoio, em coordenação com os diferentes níveis do Estado.
No campo da agriculta, o termo prevê a cooperação para a implantação de práticas bem sucedidas em políticas públicas usadas em ambas regiões. A finalidade é incentivar e promover um melhor desempenho nos setores da aquicultura e agricultura.
Os dois representantes ainda se comprometeram a conduzir e promover acordos técnicos e operacionais, estimulando iniciativas específicas com possível participação de outras entidades públicas ou particulares para a promoção da educação, cultura e turismo sustentável.
Pedro Taques falou sobre a importância da assinatura do documento. O mato-grossense destaca a necessidade de fortalecimento da ligação dos estados da América Latina. Além disso, o chefe do Poder Executivo falou sobre a possibilidade dos produtos de Mato Grosso ganharem o Pacífico pelo Porto de Arica, o que faria o tempo de transporte diminuir em cerca de 15 dias.
"Mato Grosso é um gigante, produzimos muito e precisamos dos portos para escoar nossa produção e Arica pode nos ajudar nisso. Hoje, desenvolvimento é sinônimo de paz, superação da pobreza e qualidade de vida", destacou.
A intendente de Arica e Parinacota também reforçou a possibilidade dos produtos de Mato Grosso serem exportados pelo Chile. Segundo ela, Arica já tem larga experiência na questão, tendo em vista que é responsável pela exportação de cerca de 70% dos produtos bolivianos. Gladys Acunã comentou que nos últimos anos foram investidos 120 milhões de dólares no porto local para dotá-lo de infraestrutura e tecnologia para dar conta da demanda. "Somos uma cidade que está imensamente preparada e com uma expectativa de receber essas mercadorias. Além de estarmos na vanguarda da integração".
Neste último dia a Caravana da Integração, liderada pelo governador Pedro Taques segue de Tacna para Matarani onde conhecerá os portos da cidade. O último compromisso será em Arequipa, onde o governador assinará uma Declaração Conjunta de Interesses de Cooperação Internacional.