O governador eleito, Pedro Taques (PDT), anunciou, esta tarde, 10 integrantes do primeiro escalão de seu governo. Ele escolheu dois promotores de justiça para integrar o primeiro escalão. Mauro Zaque assumirá a Secretaria de Segurança e Ana Luiza Peterlini a Secretaria de Meio Ambiente.
Perminio Pinto, ex-vereador em Cuiabá e tesoureiro do PSDB, será secretário estadual de Educação. O sanitarista Marcos Bertulio, também da capital, assume a Secretaria de Saúde.
O advogado Paulo Taques, que foi coordenador jurídico da campanha, deve ser anunciado secretário da Casa Civil, para coordenar as articulações políticas do novo governo. Paulo é primo do governador e um dos seus assessores mais próximos.
O arquiteto Eduardo Chiletto deve ser secretário das Cidades. Ele foi conselheiro federal de arquitetura e também é urbanista e tem uma emrpesa de consultoria em Cuiabá.
O procurador Patryck Ayala será o Procurador-Geral do Estado. O produtor rural e suplente de deputado Eduardo Moura (PSB) será secretário de gabinete de Política Regional. Ele é um dos poucos nomes que "vem do interior". O vice-presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira comandará o Gabinete de Projetos Estratégicos que vai desenvolver projetos em diversos setores. Ele era cotado para a Secretaria de Fazenda, mas Taques ainda não anunciou quem será o titular. O coronel Ribeiro Leite ocupará a Secretaria da Casa Militar.
O governador eleito já anunciou o agrônomo Seneri Paludo para secretaria de Desenvolvimento Econômico (ele foi secretário Nacional de Política Agrícola) e o administrador Marcelo Duarte para a Secretaria de Infra-estrutura, o jornalista Jean Campos na comunicação e Marcos Marrafon na pasta de Planejamento.
Em instantes, mais detalhes
( Ana, Zaque, Bertulio, Eduardo, Gustavo, Permínio, Patryck, coronel Leite e Paulo Taques – fotos: José Medeiros – atualizada às 19:48hs)