A prefeitura vai definir termo de parceria com organização de sociedade civil, dia 13, objetivando fortalecer os atendimentos no Hospital Municipal de Tapurah (240 quilômetros de Sinop) com administrativo complementar, medicina e especialidade e promoção integral de saúde. O plano de trabalho deve ser aprovado pela secretaria de Saúde. Serão aplicados no convênio aproximadamente R$ 14 milhões por um ano e a entidade vai gerir os serviços. O pagamento dos profissionais – médicos, enfermeiros, agentes, auxiliares e demais profissionais- será rateado com a prefeitura. Para outras despesas a participação do município será de 10%.
Segundo o edital, “na atenção secundária, pretende-se com o projeto atuar nas especialidades médicas e nos cuidados hospitalares juntamente com equipe de enfermagem, nutrição, farmácia e tudo o que for necessário para garantir um atendimento de excelência aos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde do município”.
Entre os objetivos estipulados, estão acolher os pacientes que chegam à emergência e reduzir filas nesses locais, diminuir os riscos e agravos com atendimento integral, viabilizar a capacitação em saúde permanente nas atividades de abrangência da secretaria de saúde, funcionamento integral do pronto atendimento, entre outros fatores.
A organização deverá realizar visita técnica, análise da situação local e obtenção de informações. Posteriormente, deverá apresentar plano de trabalho, a ser aprovado pela pasta de saúde do município.