O deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB) apresentou requerimento solicitando a presença do superintendente mato-grossense do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Ehret Garcia. Ele deverá esclarecer sobre os recursos destinados para recuperação asfáltica da BR-158, no trecho que liga Barra do Garça a Ribeirão Cascalheira.
Segundo o deputado, o objetivo é de auxiliar o acesso a transparência de recursos públicos, uma vez que, para a obra de recapeamento no trecho que liga Barra do Garças e Ribeirão Cascalheiras (cerca de 400 quilômetros) foram gastos R$ 600 milhões.
"O recurso destinado para reparos é excessivo, pois este trecho é um dos melhores da BR. Entretanto, esta obra não corresponde a 5% do orçamento e valores disponibilizados", justificou ao lembrar que o convênio foi firmado e autorizado pelo Ministro dos Transportes, César Borges.
A região do Araguaia é considerada a última fronteira agrícola do Brasil. Na BR-158 no trecho que liga Confresa à Vila Rica, a estrada que ainda está sem asfalto tem gerado problemas para quem precisa trafegar. Outro trecho que é considerado caótico é o de Porto Alegre do Norte.