O governo do Estado acabou de receber o valor de R$ 2,8 milhões repassado pela Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O montante é referente à primeira parcela do recurso federal para dar início às construções de pontes de concreto em Mato Grosso.
O convênio de R$ 14,3 milhões firmado com a Superintendência, em 2019, visa promover melhorias no escoamento de produtos dos arranjos produtivos locais e na acessibilidade da população do estado. O projeto prevê a troca de pontes de madeira por pontes de concreto em diversas regiões.
As estruturas serão construídas sobre o rio Verde nas rodovias estaduais MTs-560, 170 e 208, sobre o córregos Elétrico I na MT-413, sobre o rio dos Patos, na MT 320, e em outras localidades, “beneficiando o setor produtivo das regiões Norte, Noroeste, Nordeste e Central do Estado”, conforme divulgado pela Sudeco.
Segundo a secretaria estadual e Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra), as pontes de madeira não têm suportado o alto fluxo de escoamento da produção agropecuária, com tráfego de caminhões e bitrens, principalmente as estruturas sobre rios dos municípios de Sorriso, Nova Santa Helena, Pontal do Araguaia e Cotriguaçu.
“Com a execução das respectivas pontes, busca-se o desenvolvimento e a integração dos setores produtivos das regiões envolvidas, e, consequentemente, o aumento da geração de empregos e da qualidade de vida da população, além de mais segurança aos usuários”, informou a Sudeco, por meio da assessoria de imprensa.