A eleição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secional Mato Grosso, que acontece no próximo dia 19, será decidida por advogados com menos de cinco anos de formados, que representam 50% dos aptos a votar. Em busca desses eleitores, os candidatos a presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile e João Vicente Scaravelli, concentraram suas propostas no jovem advogado, com propostas parecidas para essa importante parcela do eleitorado. “Os jovens advogados são o futuro da OAB, por isso queremos fortalecer futuras lideranças”, disse o candidato Cláudio Stábile, da chapa “Pela Valorização do Advogado”.
Em campanha por todo o Estado, ele já apresentou cinco propostas direcionadas aos jovens advogados, como a abertura de linhas de crédito com juros baixos para montar o primeiro escritório; banco de currículos no site da OAB; incentivo para participar de comissões temáticas da OAB; e campanha junto ao Congresso Nacional para derrubar a cláusula de barreiras que impede advogados com menos de cinco anos de formados de participar de eleições da Ordem.
“O jovem advogado deve participar das comissões temáticas e dos eventos da OAB, mostrar seu trabalho e visibilidade à sua atividade”, analisou Stábile.
A campanha do candidato João Vicente Scaravelli, da chapa “OAB Independente”, também mira no advogado recém formado. “Queremos resgatar a cultura de que advogar é uma excelente opção e, para isso, a OAB deve dar apoio incondicional ao jovem advogado, criando mecanismos para que ele exerça sua profissão e tenha condições de montar seu próprio escritório”, declarou Scaravelli.
Entre as propostas apresentadas por ele está a linha de crédito do Programa Meu Primeiro Escritório; a ampliação dos benefícios do Programa Nacional de Modernização da Advocacia; a luta pela quebra da Cláusula de Barreira; concursos e palestras.