PUBLICIDADE

Sucessão em Várzea Grande: Julio vence prévias e disputará prefeitura pelo DEM

PUBLICIDADE

Aconteceu aquilo que estava desenhado já há algum tempo. Precisamente, desde janeiro. Júlio Campos é o pré-candidato do Partido dos Democratas a prefeito de Várzea Grande. Ele venceu a disputa interna contra o deputado estadual Wallace Guimarães, que, ao longo desse período recusou a aceitar os acordos propostos para recuar da postulação. Com a decretação do empate técnico nas pesquisas eleitorais, a decisão ficou a cargo dos 41 membros do Diretório Municipal. Numa espécie de pré-convenção, realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira, Júlio venceu por 25 a 16.

Mais que ganahr a disputa, Júlio Campos reassumiu o controle do mais tradicional clã político de Mato Grosso. Desde o falecimento de Júlio Domingos de Campos, o “seo” Fiote, a família Campos – como é conhecida em todo Estado – vinha sofrendo com uma disputa interna. Se perdesse a disputa contra Wallace, certamente o comando ficaria com o senador Jaime Campos, pré-candidato a governador do Estado em 2010. A questão do controle político da família chegou a ser, inclusive, alvo de uma reunião entre os dois irmãos, com poucas testemunhas presentes.

Mas, essa é uma outra questão. O fato é que Júlio Campos usou de toda sua astúcia política para chegar a indicação. Já na primeira rodada da pesquisa, o político armou sua estratégia: se não vencesse nos números, teria que chegar ao menos no empate técnico. Nesse tempo, gastou aquilo que o político tem de mais precioso: a saliva, considerado o combustível do setor. Júlio conversou com todos os segmentos do Partido dos Democratas, indistintamente. Ao mesmo tempo, não perdeu de vista um acordo com Wallace e até tentou, sem êxito até aqui, desestabilizar o adversário de maior peso no momento, o deputado Maksuês Leite, do PP. Deu certo!

Por outro lado, no entanto, Júlio e o DEM vão ter que continuar trabalhando duro. Há seqüelas na disputa. Ao ser proclamado o resultado, Wallace Guimarães deixou o local sem cumprimentar Campos. Isso depois de fazer um discurso dizendo que o ex-conselheiro não era seu inimigo ou adversário político. Aparentemente descontente, chegou a dizer em algumas que o resultado era normal. Contudo, nos bastidores, o grupo de Wallace vai se reunir para analisar os resultados. “Vai ter debandada” – cantou um correligionário.

Que pode haver a tal “debandada”, pode. Porém, há espaço para acordo. Júlio Campos já ofereceu o lugar de vice para indicação do deputado. Precisamente, para a esposa de Wallace, a médica Jaqueline Guimarães. Há outras compensações, como indicação de mais duas secretarias e apoio político para a reeleição em 2010. Fatos que serão avaliados pelo grupo – o que afasta, por hora, a tese de que Guimarães poderia ir para a oposição, apoiando o colega deputado do PP. “Ele tem mais a ganhar do que perder apoiando Júlio” – disse, de outro lado, um aliado dos Campos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE