A pré-candidatura do deputado Juarez Costa (PMDB) a prefeito, confirmada na sexta-feira, durante encontro do partido, cria um novo cenário no processo eleitoral em Sinop que, mal começou, já está sendo marcado por críticas entre os que, até poucos dias, eram aliados. O governador Blairo Magi disse, antes de Juarez oficializar pré-candidatura, que ele não estaria “cumprindo a palavra” se fosse disputar a prefeitura e não apoiasse Baiano Filho (PR), com quem teria acordo de retribuir apoio recebido na eleição passada. O vice-presidente do PR, Luiz Pagot, chegou a classificar de “traição” a candidatura de Juarez.
Na sexta-feira, após Juarez assumir a pré-candidatura, veio o troco. O presidente do PMDB, deputado Carlos Bezerra, criticou o governador Blairo Maggi. “Tenho que ter pena do governador se ele afirmou isso porque, ou é inocente, ou despreparado. Cada partido vai cuidar da sua vida. Se nós temos um candidato viável que ganha a eleição nós vamos abrir mão para apoiar outras candidaturas que não são viáveis quanto a nossa?”, disparou Bezerra, em entrevista ao Só Notícias. Bezerra, porém, evitou falar do acordo entre Juarez e Baiano. Até poucos dias, Juarez afirmava que iria apoiar o secretário nas eleições de 2008.
O peemedebista considerou Juarez Costa preparado e, se eleito, “não será um prefeito almofadinha, ligado a grupos, tubarões, será do povão”.
Juarez vinha sendo vice-líder do governo Blairo Maggi na Assembléia. Deixou o cargo, recentemente, após denúncias na CPI da Sema, que teria supostamente feito pressão na Secretaria de Meio Ambiente para aprovar projetos de manejo que seriam irregulares.
Leia mais
Pré-candidatura de Juarez não é uma afronta a Baiano Filho, diz Silval
Juarez assume pré-candidatura a prefeito de Sinop
Michel Temer diz em Sinop que Renan não se afastará e “vai até o fim”