PUBLICIDADE

Sucessão em Cuiabá: pesquisa aponta pela 1ª vez Wilson na frente de Walter Rabello

PUBLICIDADE

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, lidera pesquisa sobre a intenção de votos dos eleitores da Capital. O trabalho simulando um quadro futuro das eleições de outubro mostra pela primeira vez o prefeito à frente do deputado estadual Walter Rabello (PP), cuja pré-candidatura sofreu duros golpes nas últimas semanas. Na prospecção, a cargo da KGM Comunicação, Marketing e Pesquisa, divulgada na edição deste domingo do jornal “Diário de Cuiabá”, Santos aparece com 35,6% dos votos projetados contra 33,7% de Rabello – o que configura um empate técnico, levando em consideração a margem de erro de todas as pesquisas.

Os números obtidos por Wilson Santos, em verdade, não chegam a ser surpresa. Especialmente porque Rabello era o único que polarizando a disputa contra Santos. Como apresentador de programa popular de televisão, Rabello estava construindo sua candidatura oposicionista ao prefeito. Na semana passada, porém, o político perdeu o emprego, numa jogada empresarial ainda sob fortes suspeitas. Há indícios de acordo firmado entre o prefeito e Luís Carlos Becare, dono do SBT, para firmar o “esvaziamento” da candidatura de Walter. Novos números deverão confirmar a queda mais acentuada do deputado.

A rigor, até aqui, o plano de Wilson Santos para disputar as eleições de outubro em condições efetivas para chegar a vitória sem maiores problemas vão se confirmando. Até porque os demais candidatos do cenário construído pela pesquisa estimulada estão fora da disputa, se lançaram recentemente ou ainda planejam ser candidatos. O tempo, no entanto, é exíguo.

No primeiro caso está Carlos Abicalil, do PT. O deputado federal nunca negou seu desejo de evitar um confronto eleitoral agora. Nem o eventual apoio do Governo Maggi estimulou o político, que prefere ficar em Brasília para construir uma candidatura ao Senado Federal para 2010 – o que também não será fácil, a julgar pelos próprios números da KGM, já que terá que enfrentar uma disputa política interna no PT contra a atual senadora Serys Slhessarenko. É quase certo que o PT não tenha candidato em Cuiabá para as eleições de outubro. Na pesquisa a prefeito de Cuiabá, Abicalil ainda está com um dígito apenas 9,8% das intenções.

Na quarta colocação aparece o deputado federal Valtenir Pereira (PSB). Ao contrário de Abicalil, Pereira nunca escondeu o desejo de ser candidato a prefeito. Mas trabalhou a articulação de sua candidatura sob o prospecto de formação de um amplo grupo de partidos de esquerda. Seus movimentos nunca enganaram o entendimento político, porém, conseguiram esconder a si próprio. Só agora o socialista ensaia a candidatura. Resultado: está com 5,8% das intenções, segundo a pesquisa publicada pelo jornal “Diário de Cuiabá”.

O percentual de Valtenir, em verdade, é ruim se comparado ao fato de que Iraci França, dos Democratas, aparecer com o mesmo índice. Iraci teve seu nome lançado a pouco mais de um mês e ainda não saiu a campo. A rigor, os democratas ainda articulam politicamente, tentando compatabilizar o projeto de 2008 com o de 2010. Daí ainda não ter ido às ruas. Iraci França foi vice-governadora no primeiro Governo de Blairo Maggi e é esposa do ex-prefeito Roberto França (sem partido).

Mero desconhecido dos eleitores, a pesquisa da KGM incluiu o nome de Mauro Mendes, empresário filiado ao PR e ligado ao governador Maggi. A candidatura de Mendes é uma verdadeira incógnita: hora ele acena em ser candidato outra hora rechaça a idéia. Os republicanos dizem não ter dúvidas de que Maurinho, como é chamado, deverá disputar a eleição para a honra do partido do governador e também para tentar repetir o próprio efeito do amigo, que,em 2002, de zero, mais ou menos nesta mesma época do processo eleitoral, “derrubou” Antero de Barros, então senador e candidato do Governo. Mas, Maggi é Maggi, Mauro Mendes e Mauro Mendes. Na China, em missão empresarial e pensando na política, o empresário aparece com 1,7% das intenções de votos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE