A instalação da subdelegacia do trabalho em Sinop deve ficar para o ano que vem. O prazo foi informado ontem durante uma reunião entre sindicatos dos trabalhadores e a delegada do Ministério do Trabalho em Mato Grosso, Marilete Mulinari Girardi. As expectativas são de que até o mês de fevereiro a portaria que cria a unidade seja publicada.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria, Construção e Mobiliário, Vilmar Galvão, é uma grande conquista para o município que luta para a implantação da subdelegacia desde 2003. Ele destacou que a partir de agora devem começar a pedir apoio de autoridades locais para agilizar o processo.
A subdelegacia deve fortalecer a atuação do Ministério do Trabalho no município na fiscalização do cumprimento das exigências de segurança e registro na carteira, intermediação de conflitos coletivos, assistência nas rescisões contratuais, mesas de negociação, combate às formas degradantes de trabalho, entre outras.
Também participaram da reunião os Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio, dos Trabalhadores no Transportes e dos Trabalhadores Rurais, além de outras entidades.