PUBLICIDADE

Stábile assume TRE e mantém data para nova eleição em duas cidades de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O novo presidente do TRE, Evandro Stabile, assume hoje a direção da Justiça Eleitoral de Mato Grosso com o cronograma aprovado para realização de 2 eleições para prefeito, que acontecerão no dia 31 de maio nos municípios de Araguainha e Novo Horizonte do Norte. Nas duas cidades os prefeitos eleitos tiveram os registros de candidatura negados por possuírem contas rejeitadas em gestões passadas. Stábile ainda comentou sobre a possibilidade de novas eleições em pelo menos 7 municípios onde os prefeitos – eleitos com mais de 50% dos votos- foram cassados pela Justiça Eleitoral Matogrossense.

Stábile salientou a importância da elaboração de um planejamento prévio para a realização das eleições gerais de 2010. O presidente citou a complexidade do voto para o eleitor, que deverá digitar mais de 20 teclas para eleger os representantes para os cargos em disputa.

O desembargador citou ainda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de utilizar o novo processo de identificação biométrica da urna eletrônica em todo o país. A novidade vai exigir o recadastramento de todo eleitorado das cidades escolhidas. “O cadastramento dos eleitores será um grande desafio, pois teremos que colher as digitais e a fotografia de cada eleitor do município(s) escolhido(s)”.

O novo procedimento de votação deve ser adotado nas eleições 2010 em todos os Estados do país. O uso da novidade vai estar restrito para, no máximo, 3% do eleitorado total da unidade federativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE