Os vereadores vão solicitar, hoje à noite, na sessão ordinária, informações sobre o transporte coletivo escolar – relação de todas as linhas, se são terceirizadas, identificação dos ônibus e nomes dos motoristas de cada linha.
Também está sendo exigida cópia da documentação dos 45 veículos, atestados de vistorias e da inspeção técnica veicular e certificados de curso de formação de condutor de transporte escolar.
Segundo um dos autores do requerimento, Leocir Faccio (PDT), em 2009 os vereadores solicitaram informações sobre o serviço, porém não obtiveram respostas aos questionamentos. No mesmo ano, eles entraram pedido no Ministério Público, que até agora, também não sinalizou.
No entanto, no ano passado, enquanto avaliava as contas de gestão do ano de 2010, o Tribunal de Contas de Mato Grosso vistoriou 28 dos 45 veículos. Segundo Faccio, os inspecionados não tinham comprovante de vistorias, que deve ser feita em todos os semestres no Detran. Outro ponto que chamou a atenção é de que os ônibus não tinham cinto de segurança e nem a faixa na lateral externa identificando que o veículo é escolar.
Faccio destaca ainda que 16 CNHs foram analisadas, sendo que 10 motoristas não estavam aptos para a categoria “D”, que é especifica para dirigir ônibus e uma estava vencida. “Cada um destes 11 motoristas transportam, em média, 80 alunos por dia, então imagina a quantidade de crianças que estão correndo o risco em andar nestes ônibus”, disse Faccio.
Devido ao feriado de carnaval, a sessão que aconteceria na segunda-feira foi transferida pra hoje, às 19h.