Os vereadores aprovaram, esta manhã, o projeto de Lei que autoriza a prefeitura doar ao governo do Estado uma área de 57 mil hectares, localizada no Loteamento Verdes Campos, para abrigar o Centro Regional Socioeducativo para menores.O governo do Estado tem um prazo de três anos para construir a unidade, que receberá adolescentes em conflito com a lei de outros municípios da região e terá 90 vagas. "A área fica próxima à ponte do rio Lira e não pode ficar muito longe do município, pois é um abrigo de menores” explicou o vereador Cláudio Oliveira.
Durante a discussão do projeto, o vereador Vergílio Dalsóquio (PPS) lembrou que a construção da unidade faz parte do conjunto de ações propostas durante a audiência pública realizada pela câmara em maio. “Essa obra vai suprir uma necessidade de Sorriso que ainda não dispõe de um local adequado para abrigar menores em conflito com lei”.
O parlamentar também adiantou que já se encontra em tramitação na Casa de Leis o projeto de lei que autoriza o município a firmar convênio com a prefeitura de Lucas do Rio para a construção do Centro de Internação de Menores Infratores. Outra medida tomada durante a audiência para coibir a criminalidade. “Nessa obra que já está em andamento, Sorriso terá direito a 10 das 30 vagas para internação adolescentes”.
Ainda não há previsão de quando inicia a construção.
Também foi aprovado projeto para doar terreno para o Grupo de Escoteiro Jaguatirica de Sorriso, que se compromete a fazer o monitoramento e recuperação das áreas próximas ao riacho que margeia os bairros Rota do Sol, Amazonas, Jardim Carolina e São José. O grupo conta hoje com 115 integrantes, entre crianças e adolescentes de 7 a 21 anos, que recebem orientações sobre princípios e valores morais e sociais, de Deus, do patriotismo e da família. “Agora poderemos construir nossa sede, uma estrutura física com alojamento, banheiros e vestiários para desenvolvermos nossas atividades”, disse, através da assessoria.
(Atualizada às 14h15)